Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Muito prazer, lichia


Conhece esta fruta? Originária da China, tem casca rugosa, polpa suculenta e sabor que lembra o da uva Itália. Aos poucos, ela conquista o paladar do brasileiro
VITAMINADA
Em 100 g de polpa, há 50 mg de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de ser um potente antioxidante.

NÃO ENGORDA
Rica em água, cada 100 g de lichia tem apenas 65 calorias. Ou seja, pode ser consumida à vontade até por quem está de dieta.

NÉCTAR DOCE
O mel de lichia é produzido na China e na Flórida (EUA). Ele tem o mesmo sabor da fruta e não cristaliza como os demais.

CUIDADO COM OS RINS
Rica em potássio (170 mg por 100 g de polpa), deve ser consumida com moderação por quem tem disfunções renais. Neste caso, a alta concentração desse elemento no sangue pode alterar o ritmo cardíaco.

ORIGEM
É uma representante da família Sapindaceae, à qual pertence também o guaraná.

A FRUTA NO BRASIL
Paraná e São Paulo têm clima ideal para o plantio da lichieira - o que pode garantir maior oferta da fruta e preços mais baixos.

PRODUTO DA CHINA
A cultura milenar chinesa atribui à lichia uma série de benefícios para a saúde, apesar de ainda não serem comprovados pela ciência. Confira:
 O chá da casca é consumido no combate à diarréia e às erupções na pele causadas por varíola.
 A semente, por conta de suas propriedades adstringentes, é transformada em pó e usada para curar problemas intestinais. Além disso, acredita-se que tenha poder analgésico. Por isso, ela também é usada para aliviar dores provocadas por lesões nos nervos e orquites (inflamação nos testículos).

Um comentário: