Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação



O Dia Mundial da Alimentação é a data em que entidades da sociedade civil, ministérios, governos estaduais e municipais promovem iniciativas diversas relacionadas ao tema. As Diretrizes Voluntárias Internacionais de Promoção do Direito Humano a Alimentação, aprovadas no âmbito da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) por 151 países, também definem as atividades da Semana Mundial da Alimentação, caracterizando o dia como “um momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas”.

O tema deste ano é Unidos contra a fome. Unidos contra a fome se torna real quando o estado e as organizações da sociedade civil e do trabalho do setor privado se unem para derrotar a pobreza, a fome e a desnutrição extrema.

Em 2009, o limite crítico de um bilhão de pessoas passavam fome no mundo foi alcançado em parte devido aos crescentes preços dos alimentos e a crise financeira mundial, segundo o diretor geral da FAO, Jacques Diouf.

Neste Dia Mundial da Alimentação 2010, quando nunca houve tantas pessoas com fome no mundo, vamos refletir sobre o futuro.

Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Neste contexto, nós da area de nutrição esperamos e trabalhamos para que a alimentação adequada se estenda à todos, quaisquer que sejam os níveis de necessidade, para qualquer faixa etária, sob quaisquer limites sócio-econômicos e culturais, por todas as formas de comunicação e estabelecendo, para isso, todas as parcerias necessárias. Essa é a nossa missão!

Um ótimo “Dia Mundial da Alimentação” para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário